Olivestur - Receptivo CVC em Fortaleza - Ceará
Olivestur - Receptivo CVC em Fortaleza - Ceará

Olivestur - Receptivo CVC em Fortaleza - Ceará
 
CURIOSIDADES
 
MAPAS
 
Atedimento Comercial
PABX: 85 3391.8000
Fone:   85 3391.8011
Fax :    85 3391.8026
 
 
 

 

Artesanato

 

 

O artesanato cearense é múltiplo em cores e forma. Da dança dos fios, as mãos hábeis das mulheres produzem uma das maiores expressões da cultura cearense  a renda de bilro. Nas almofadas, as rendeiras pacientemente cruzam infinitos pontos para encontrar a geometria perfeita das peças admiradas nos centros artesanais. Na madeira cuidadosamente talhada, no barro moldado, ou em cada detalhe colorido do bordado, o artesão presenteia o visitante com a produção do seu trabalho diário.

A exímia execução artesanal cearense é um convite aos principais pólos de compras a exemplo do: Centro de Turismo, Mercado Central, CEART, Av. Monsenhor Tabosa, Feira Livre da Avenida Beira-Mar e da Av. Monsehor Tabosa. A qualidade é indiscutível e o preço imbatível. Saindo em direção ao litoral leste, ainda é possível conferir, ao vivo, toda a produção de rendas no centro de rendeiras do Iguape ; da rapadura e outros derivados da cana de açucar no Engenho Casa Grande.

 
 
Onde Comprar  
ENCETUR - O Centro de Turismo (Rua Senador Pompeu, 350, Centro), onde já funcionou a Cadeia Pública, é um local indispensável para uma visita. O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente, as antigas celas dão lugar às lojas, cerca de 104 boxes. No andar superior existem dois museus.

MERCADO CENTRAL (Av. Alberto Nepomuceno, 199, Centro), onde se encontra todas as tipologias do artesanato cearense e produtos regionais vendidos em centenas de boxes.

CEART - Centro de Artesanato do Ceará na praça Luiza Távora (Av. Santos Dumont, 1589, Aldeota), onde encontra-se diversos tipos de produções artesanais.

Na AVENIDA MONSENHOR TABOSA (Centro), rua onde se encontra dezenas de lojas oferecendo a seus visitantes, artesanato, moda praia e vestuário. O visitante sente-se como se estivesse em um shopping a céu aberto.

A FEIRINHA DA BEIRA-MAR é outro importante ponto de comercialização de artesanato, funciona no calçadão da avenida Beira-mar, todos os dias, a partir das 17 horas.

CENTRO DE RENDEIRAS do Iguape.

ENGENHO CASA GRANDE, localizado no município de Pindoretama, onde o visitante conhece um tradicional produtor de cana-de-açúcar que preserva a técnica e as tradiçoes populares na produção de uma das grandes iguarias da cultura cearense, a rapadura.

Galeria de Fotos
 
 
Olivestur - Receptivo CVC em Fortaleza - Ceará
© Proibida reprodução completa ou parcial. Todos os direitos reservados 2008